Páginas

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Arte e Matemática


Oi pessoal! Essa semana eu (Samara) e minha equipe (Julia, Letícia Pozze e Zaira) ficamos responsáveis pelas postagens da semana. E para aquecer um pouquinho o pessoal que participará dos projetos AVE, TAL e FACE, e deixar todos por dentro dessas iniciativas, vamos falar hoje sobre o desenvolvimento de uma das ações que estão acontecendo durante essas semanas que antecedem o evento de tais projetos.



A professora Eliene Márcia que é orientadora das Oficinas de Iniciação Cientifica e Produção e Fruição das Artes, está aproveitando o momento de proximidade das apresentações dos trabalhos que farão parte dos projetos estruturantes na modalidade interna da nossa escola, Colégio Estadual Idalice Nunes, e desenvolvendo com os alunos do ProEMI matriculados nestas duas oficina, bem como com algumas turmas do Ensino Médio em que ela atua com a disciplina de Matemática para trabalhar com uma temática voltada para o AVE.

Como um dos objetivos do LLM e divulgar as praticas educacionais significativas para a nossa comunidade escolar, resolvemos fazer uma entrevista com ela para sabermos mais detalhes sobre esse projeto. Confiram aqui conosco!

LLM: Para  iniciar nossa entrevista, queríamos saber um pouco sobre os propósitos da Oficina de Produção e Fruição das Artes? 

Márcia: As ações da Oficina Produção e Fruição das Artes desenvolvida no ProEMI – Programa Ensino Médio Inovador, neste ano de 2015 vem contemplar conhecimentos que abrangem práticas e expressões artísticas de diversas formas e linguagens, relacionando e articulando, as culturas, as artes, o trabalho e as ciências, aos projetos da escola e as produções artísticas dos alunos.

LLM: A arte em si é interpretada e colocada em prática em seus diversos aspectos, dessa forma ela é bastante abrangente. Então, para a produção das obras, você optou por ressaltar uma determinada  temática? Quais séries participam dessa iniciativa?

Márcia: Optamos por explorar a temática “Arte e Matemática”, vinculada ao Projeto AVE – Artes Visuais Estudantis, já que este faz parte dos projetos estruturantes da SEC/BA e propõe estimular a criação e o embelezamento da escola e da vida, promovendo exposições com as obras artísticas dos alunos matriculados nesta oficina e das turmas da terceira série ‘A’ e ‘B’ do Ensino Médio.

LLM: A Matemática está presente em diferentes aspectos do nosso cotidiano, o que podemos esperar da junção dela com a Arte?  

Márcia: A temática “Arte e Matemática” tem por objetivo explorar desenhos livres, desenhos em malhas quadriculadas e triangulares, desenhos de retas que fazem curvas, mosaicos, pinturas, faixas decorativas, composições com figuras geométricas planas, simetrias, construções de mandalas, desenhos com compasso e régua, entre outros.



LLM: O processo de criação está a todo vapor, mas antes, qual foi a metodologia usada para os alunos se preparem, adquirirem o conhecimento e as inspirações necessárias para tal trabalho?

Márcia: A temática está sendo desenvolvida, através de uma dinâmica, em que os alunos vivem momentos de sensibilização, a partir da exibição de vídeos e imagens, leitura de textos, compreensão do processo de criação da arte e exploração de sites, em seguida, produzem suas artes e no dia 21 de agosto, será a exposição dos trabalhos, juntamente com as apresentações do FACE e do TAL.

LLM: Partindo do princípio de aprendizado, quando propôs aos alunos explorarem o tema “Arte e Matemática”, que oportunidades eles teriam desenvolvendo esse  trabalho?

Márcia: Ao explorar uma diversidade de atividades com técnicas variadas os estudantes do Ensino Médio têm a oportunidade de expressar artisticamente, além de participar e interagir em um momento ímpar de aprendizagem, em questão presentes:o lazer, a arte e o conhecimento.

LLM: Após a finalização do projeto, com certeza, todos ficarão orgulhosos de seus próprios desempenhos. Há alguma outra ação/objetivo para essa proposta de trabalho?

Márcia: Até o fim do ano letivo, organizaremos um mural com as fotos dos momentos de produção e de criação dos alunos. Um dos objetivos do trabalho nesta oficina é proporcionar momentos de expressão artística, bem como estimulá-la como uma atividade presente e essencial ao cotidiano dos nossos estudantes.


Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado da postagem! O projeto em si é uma grande oportunidade para os alunos, e merece ser compartilhado! Nossa equipe agradece imensamente à professora Márcia por nos conceder alguns detalhes de seu significativo trabalho com os alunos do CEIN.

Ah! Digam o que acharam nos comentários! Tchau!

2 comentários:

  1. Muito significativo o trabalho da professora Marcia. Acompanhei alguns momentos desta oficina e vi o quanto os alunos estavam integrados com a dinâmica do trabalho e dando o melhor em suas produções. Parabéns à professora Márcia pela iniciativa e por conseguir envolver os nossos alunos nesse projeto! Parabéns aos alunos pelo empenho, participação e belos trabalhos! Parabéns a equipe da semana pela divulgação deste trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a equipe pela ótima postagem !
    Parabéns a professora Marcia pelo trabalho, fiquei encantada com as produções já desenvolvidas pelos os alunos estão lindos . Estou apaixonada com os desenhos de retas que fazem curvas e as mandalas, efeitos magníficos .

    ResponderExcluir