Páginas

sábado, 18 de julho de 2015

REG: ações que retribuem

Olá pessoal ! Eu (Joelma) e minha equipe (Elizete e Elen ) estamos responsáveis pelas  postagens da semana.

Vamos falar para vocês sobre um projeto que muitos alunos do 3º ano do CEIN  e das outras escolas estaduais de Guanambi estão participando nesses últimos dias. É uma ação muito nobre e digna de ser compartilhada com a sociedade guanambiense.




Os estudantes de Guanambi e moradores da REG em Salvador estão proporcionando aos alunos da rede pública do nosso município que vão fazer o ENEM 2015, três semanas de incentivo e dicas sobre os conteúdos para as provas das diferentes áreas que são contempladas pelo Exame Nacional do  Ensino Médio.

O curso: V Intensivão da R.E.G. é uma das ações que os moradores desenvolvem há 5 anos  como uma forma de proporcionar recursos básicos aos alunos das escolas públicas de Guanambi que não tiveram a oportunidade de participar de nenhum curso preparatório para o ENEM. As inscrições foram feitas com 1 kg de alimento não perecível, entregue por cada aluno que quisesse participar do curso, os alimentos serão doados pelos moradores da REG a uma instituição carente de Guanambi.

Como acontece todos os anos, os moradores fizeram divulgações em rádios e nas escolas, foram em busca de professores colaboradores e local para que os alunos pudessem assistir aulas dos conteúdos básicas e pegarem dicas de como continuarem se preparando para as provas que acontecerão no final de outubro.

A proposta é para que tenhamos as aulas e no final façamos um simulado das diferentes áreas que serão cobradas na prova do ENEM. Este ano a procura pelo Intensivão da R.E.G foi tanta que mais de 20 alunos tiveram que ser dispensados, o que é uma pena, e os alunos que garantiram sua vaga, uma média de 50,  têm demonstrado muito  interesse em participar e aproveitar o máximo das aulas.

Esse curso, além de nos ajudar com os conteúdos e orientações de estudo, também é uma forma de incentivar todos os estudantes a acreditarem em seus sonhos e se convencerem de que eles podem sim ser reais, pois cada morador da REG um dia esteve na mesma situação em que nos encontramos e hoje são universitários da UFBA e UNEB cursando: Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Nutrição Farmácia e Engenharias.

É importante saber que em cada período de férias das faculdades, ou seja, duas vezes por ano, os moradores da REG se organizam para estruturarem projetos sociais que são desenvolvidos junto à comunidade guanambiense. Fazem isso como uma forma de retribuírem à sociedade o apoio que recebem por estarem em busca dos seus sonhos fora de suas casas e mesmo assim tendo um Lar em Salvador, cujo aluguel é pago pela prefeitura de Guanambi e as demais despesas pela Associação de Pais e Amigos da Residencia do Estudante de Guanambi ( ASPAREG ) . 

Iniciativas como essas desenvolvidas pelos moradores da REG devem ser prestigiadas por toda a comunidade guanambiense e assistida por todos aqueles que de alguma forma puderem colaborar para que essas ações atinjam proporções cada vez maiores.

De já fica o nosso agradecimento e reconhecimento a todos os moradores da REG engajados nesses projetos sociais. Pois eles, além de estarem buscando uma condição de vida melhor para si, ainda se preocupam em melhorar a nossa comunidade por meio de suas ações cidadãs. Citaremos Talita Jéssica, Adriano Gutemberg e Fayla Mylena como representantes dos 14 moradores da REG.  Nosso muito obrigado!


2 comentários:

  1. Olá, lindos tripulantes e amigos que viajam/pegam carona na LLM!
    Quero parabenizar a equipe de Joelma pela iniciativa desta postagem e pelo teor das informações aqui colocadas! É muito importante participar e acima de tudo saber valorizar ações como essa dos moradores da REG, pois o nosso fazer enquanto educadores e justo neste sentido, ou seja, fazer os nossos educandos se perceberem enquanto pessoas capazes de mudarem a sociedade em que vivem. Cremos que o cidadão ao se sentir realizado enquanto pessoa sente vontade de ser agente transformador da realidade de outros, para que assim a sociedade se encontre em condições favoráveis de a todos contemplar de alguma forma.
    Quanto ao V Intensivão da REG, digo que foi uma honra poder contribuir com a parte da Redação e fiquei muito satisfeita em perceber o interesse e interação dos jovens que estão assistindo as aulas do curso. Parabéns aos alunos, em especial os do CEIN, por saberem aproveitar as boas oportunidades que farão a diferença em suas vidas!
    Parabéns aos moradores da REG por tão nobre ação cidadã! Que todas as ações idealizadas por vocês sejam valorizadas e assistidas por pelas instâncias sociais que puderem, de alguma forma, colaborar para que elas alcancem muitas pessoas com os seus benefícios. Vocês são motivo de orgulho para a nossa sociedade!

    ResponderExcluir