Páginas

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Customização dos diários físicos dos novos tripulantes LLM

Piuí  Piuí, galerinha que viaja a bordo da LLM!

E aí vamos compartilhar momentos?! Passo hoje para fazer o registro da nossa sexta oficina de leitura e letramento “Customização dos diários físicos dos novos tripulantes LLM” que aconteceu no último dia 16 de junho de 2015 e para convidá-los a interagir aqui conosco. Pois, o letramento acontece, principalmente, por meio dos diálogos cotidianos.

No horário costumeiro, todos os tripulantes na estação, embarcamos na LLM e no ritmo “Café com pão, café com pão, café com pão” logo avistamos nossa primeira paisagem da tarde que foi a dinâmica “Rocambole”, nos divertimos, pois para essa tripulação tudo é diversão, e, antes de a perdermos de vista, fizemos nossas reflexões sobre o que aquela paisagem tinha de bela e significativa.
Quando cada um usa seus talentos espontaneamente o processo e resultado são prazerosos.
Seguindo no ritmo divertido que Bandeira chamou de café com pão chegamos às paisagens do desafio da semana “Tenho preguiça de...”. Pensa num povo preguiçoso! Não é atoa que essa tripulação viaja a bordo de uma locomotiva... Tá admito que estou tripudiando! :D A verdade  é que ao passarmos por essa paisagem  nos foi permitido conhecer um dos sete pecados capitais de que humano nenhum escapa em determinados momentos ou situações. Os tripulantes foram espontâneos e se divertiram com os detalhes desta paisagem. Sem contar que o aprendizado é sempre garantido em situações como essa.

Nessa viagem o que temos de garantido é que ao deixarmos uma paisagem, imediatamente avistamos outra e foi assim que adentramos na paisagem da customização dos cadernos dos novos tripulantes. De inicio avistamos os recursos proporcionados pelo Pro-EMI: cadernos, colas, tesouras e tudo o que fossemos precisar para nos perdermos nesta paisagem, explorando-a com muita criatividade para darmos personalidade aos diários físicos de cada tripulante que serão acrescidos do material trabalhado durante as oficinas no decorrer de 2015. Como os tripulantes veteranos já têm os seus, esses se dispuseram uns a ajudar seus colegas calouros e outros a recortarem e preencherem as carteirinhas dos novos tripulantes para serem entregues e assim, eles poderem fazer empréstimos dos livros do acervo LLM.

Eu conceituaria essa paisagem como muito produtiva e colaborativa para todos os tripulantes, tanto no sentido do resultado com seus cadernos/diários, como na riqueza de aprendizado que situações assim proporcionam a todos. Essa paisagem foi tão prazerosa que fizemos, apenas, um pequeno desvio para a do lanche mastigar umas “kozitas” e a ela retornamos até o "Piuíííí!" do desembarque.

Confiram nossa galeria de fotos e digam se gostaram das paisagens aqui descritas! Esperamos por suas interações!

2 comentários:

  1. Ontem na oficina de livramento eu me divertir muito custumisando os cadernos com vcs meu companheiro da oficina!!!

    ResponderExcluir
  2. Ontem na oficina de livramento eu me divertir muito custumisando os cadernos com vcs meu companheiro da oficina!!!

    ResponderExcluir