Páginas

terça-feira, 5 de maio de 2015

Evento para marcar o início das atividades do ProEMI 2015

Piuí  Piuí, galerinha que nos acompanha a bordo da LLM!

Nossa!  Quanto tempo! Saudade de nossas interações! Nossos problemas acabaram,  pois a super LLM está de volta! :D  Ok! Bordões a parte vamos lá! Mas juro que estava com saudade ^-^!  

Para marcar a nossa volta vou falar hoje sobre como foi o nosso primeiro encontro de 2015, ou seja, tivemos um evento geral com todos os alunos matriculados em cada um dos quatro macrocampos ofertados como oficinas pelo ProEMI da nossa Unidade  escolar ( Colégio estadual Idalice Nunes) que são: Iniciação Científica e Pesquisa, Leitura e Letramento, Cultura Corporal e Produção e Fruição das Artes, com seus respectivos professores orientadores: Eliene Márcia Fernandes, Zilma Martins, Bernabete Malheiros e Lindalva Cotrim. Estiveram presentes, também, a diretora da nossa UE Maria Carmem, a articuladora do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Maria Aparecida e a discussão foi mediado pelo nosso coordenador do ProEMI Ronaldo Soares.


Esses momentos em que compartilhamos ideias e conhecimentos são muito proveitosos!

Ronaldo iniciou o encontro nos chamando a refletir sobre o poder que temos de fazer com que as coisas aconteçam em nossas vidas a depender de nossas escolhas e atitudes, para tal nos convidou a ver o vídeo “Se você quer um milagre, seja o milagre! Faça sua escolha!” Assim o dialogo com os alunos seguiu no intuito de fazê-los perceber o quanto seus papeis nas oficinas, bem como em sala de aula, ou em qualquer situação que lhes demandem bom discernimento, entrega e determinação são imprescindíveis para que eles se tornem seres humanos realizados que não se entregam às situações, mas que saibam agir para transformá-las. Para reforçar esse discurso nos mostrou o vídeo “Vida Maria”.

Na sequencia cada professor orientador falou das propostas e metas de cada macrocampo, e dos avanços que vêm percebendo em relação aos alunos que fazem parte do ProEMI desde a sua adesão pela escola em 2012, além de reforçarem a ideia do quanto é importante que cada um se empenhe em ser protagonista de sua própria história.  A diretora falou um pouco sobre os recursos destinados ao programa, como eles são administrados e reforçou o seu total apoio mediante as solicitações feitas por cada macrocampo e os seus envolvidos de acordo com as possibilidades de que a escola dispõe. Para fechar esse momento a professora e articuladora do Pacto pela Educação da nossa escola aproveitou para convidar e falar um pouco sobre o 1º seminário “Protagonismo Juvenil: Educação para Valores e Participação Autônoma” que acontecerá no dia 09 de maio de 2015 em nossa Unidade Escolar.

Com os alunos previamente inteirados do funcionamento do ProEMI e de como o mesmo pode colaborar com o protagonismo juvenil foi feita a entrega  dos certificados de alguns alunos que participaram das oficinas de 2014  e o nosso evento chegou ao fim ficando acordado que as oficinas seguirão seu curso normal a partir da semana seguinte.

Pessoal, até breve! Não esqueçam que a partir de agora estaremos sempre por aqui compartilhando nossas experiências e interagindo por meio dos comentários. Beijos!

Confiram alguns dos momentos  aqui citados na nossa galeria de fotos!


Made with Slideshow Embed Tool

8 comentários:

  1. Parabéns Zilma Martins e toda equipe do Blog pela excelente reportagem. Foi um dia muito especial. Desejo a vocês muita sorte neste recomeço. \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, "Chefe"! :D
      Parabéns a você que nos proporcionou este rico dialogo e que é um mediador que sabe ter um discurso serio e bem humorado ao mesmo tempo e assim tem cativado a comunidade ProEMI que lhe ama de coração. Muita sorte e novos aprendizados para todos nós do ProEMI!! \o/

      Excluir
  2. Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado. Vocês acreditaram nesse sonho desde o começo e, com muito trabalho e dedicação, hoje ele é uma REALIDADE que enche de orgulho todos do Idalice Nunes. Sucesso merecido. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, "Chefe"! E ainda acrescentaria: pessoas para sonharem junto conosco (temos!) e outras para compartilhar as alegrias das conquistas que conseguimos (temos!) Uhu! Nosso SONHO/ REALIDADE é lindo! \o\ |o| /o/

      Excluir
  3. Estou ansioso para o retorno das atividades da oficina de leitura e letramento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôh! Que bom saber disso Mateus! Também não vejo a hora de nos encontrarmos na próxima terça e assim seguirmos compartilhando e vivenciando muitos aprendizados! \o\|o|/o/

      Excluir
  4. E foi assim que começou uma das maravilhosas tarde do ProEMI com o nosso primeiro encontro O/ assim como Mateus estou aguardando ansiosamente o retorno das nossas atividades, vou aproveitar o máximo e espero que todos os alunos matriculados nas demais oficinas fazem o mesmo pois as oficinas sugeridas são excelente !!!


    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita! Que coisa boa ver que os tripulantes desta locomotiva estão ansiosos pelas viagens de terça a tarde! Eu também estou na expectativa de que estando a bordo da LLM possamos viver aventuras muito significativas, Joelma.
      Isso mesmo! Que todos os alunos do ProEMI saibam aproveitar cada momento e oportunidades das oficinas que estão sendo preparadas com o objetivo de que todos se sintam em casa e com a certeza de que têm muito a oferecer nesta construção do saber. ;) *=*

      Excluir