Páginas

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

LLM colabora em projeto que instiga o letramento

Piuí! Piuí!
Gente linda que nos acompanha a bordo da LLM,

E ai? Vamos compartilhar momentos! Estou passando para fazer o registro da nossa 14ª oficina que aconteceu no último dia 30/09/2014. Conto o que aconteceu e depois vocês compartilham suas impressões sobre a mesma nos nossos comentários, ok?
Na verdade a nossa locomotiva desta vez, estava de convidada no passeio de uma galera consciente lá do IF (Instituto Federal) que veio colaborar com a nossa escola o CEIN desenvolvendo um projeto muito significativo e que na verdade representa muito para o nosso proposito enquanto buscadores do letramento em suas múltiplas vertentes.

Com certeza o fato de dar uma organizada no ambiente de nossa biblioteca escolar, pois esse sempre foi um desejo do grupo da oficina de leitura e letramento, bem como da Coordenadora da nossa U.E Nalva e dos professores em geral, para incentivar que toda a escola desenvolva ou cultive  hábitos de leitores, foi o que mais nos seduziu neste projeto.

O projeto Ecoteca Biblioteca Ecologica que as alunas do I Semestre  do Curso de Química Ana Vitória Santos, Jessica Fernandes e Rosalina Cotrim do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia Baiano, sob orientação da docente Felizarda Viana Bebé, estarão desenvolvendo durante o mês de outubro aqui na nossa comunidade escolar. De já queremos expressar nossos agradecimentos e parabeniza-las por tão nobre ato!

O projeto em questão tem por objetivo  realizar oficinas de reciclagem para decorar a biblioteca da escola e assim garantir à mesma um ambiente acolhedor e de descobertas tanto pelo acervo que lhe garanta múltiplos conhecimentos, como pelo desenvolvimento de uma consciência ecológica que, também, é o resultado de leituras bem feitas sobre as atitudes e o consumismo humano. Um extrato da justificativa do projeto  confirma o que aqui coloco.

“ A Ecoteca na Escola Estadual Idalice Nunes pretende despertar a curiosidade dos alunos de entrar na biblioteca da escola, e se deliciar com diversas aventuras nos livros, pois a leitura é uma importante ferramenta da construção de um individuo. Os jovens são movidos na maioria  das vezes pela curiosidade, pelo novo e pelo diferente. Espera-se que esta  característica da Ecoteca chame a atenção dos alunos...”


O trabalho desta equipe do IF tem, entre outras, duas metodologias principais: incentivar os alunos a trazerem objetos recicláveis do tipo garrafas pet, pneus velhos e tantos outros e juntos trabalharem na confecção dos móveis e ornamentos para a biblioteca e um mutirão para desentulhar o espaço da mesma e organizá-lo na sequencia. Já que nos dispusemos em contribuir com a nobre causa, nossa primeira ação foi a de faxinar o espaço da biblioteca desentulhando-o. É incrível como esse espaço escolar tende a virar depósito!

Assim nos mutamos em vagões e carregamos tudo o que excedia e olhe que era quase tudo o que havia ali. Depois organizamos as prateleiras de forma a criar um espaço maior e agora vamos esperar pelas produções das alunos responsáveis pelo projeto junto com outros da comunidade CEIN, pois a próxima contribuição da LLM para esse projeto é organizar os livros nas prateleiras separando-os por gêneros. Há tanto esse nosso espaço não conta com um funcionário que se responsabilize única e exclusivamente dele que de biblioteca restou-lhe apenas o nome, ou seja, é quase impossível encontrar um titulo dos que foram catalogados há 7 anos dado a mistura em que se encontram.

Gente, precisamos ter a cultura de que uma escola sem biblioteca com espaço adequado e organizado, funcionário exclusivo para mantê-lo e cuidar para que suas regras vigorem e acervo literário significativo, é escola sem alma! Biblioteca é prioridade, tanto quanto professores em sala, merenda escolar, corpo administrativo trabalhando e todos os outros recursos indispensáveis ao bom funcionamento de uma escola. Como existir um espaço que prima pelo disseminar do conhecimento sem biblioteca ativa? Por favor!!!

Bem, amigos semana que vem estaremos por aqui para lhes mostrar um pouco mais de como está ficando a paisagem de nossa biblioteca, pelos cliques que lhes deixo, vocês comprovarão que os ares melhoraram muito! O projeto Ecoteca Biblioteca Ecologica é maravilhoso! E esse é o seu propósito:

"Almeja-se transformar a biblioteca da escola, conscientizar da importância da reciclagem e incentivar o hábito da leitura.”

Até breve!

P.S. Os livros didáticos que foram tirados da biblioteca serão doados aos alunos para ajudar nas atividades extraclasse e os demais serão utilizados como matéria prima para o projeto. 

8 comentários:

  1. Foi muito bom mexer com a biblioteca ,pois tava precisando mesmo de ser arrumada.

    ResponderExcluir
  2. foi muito legal esta na biblioteca arrumada os livros

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo, Erica e Jane! Quando vivemos em um ambiente que nos acolhe e proporciona prazeres, não medimos esforços para melhorá-lo e então passamos a ter o desejo de que todos colaborem para que essa organização seja mantida. Estamos dando os primeiros passos com essa colaboração das alunas do IF e se tivermos mais pessoas querendo junto conosco nossa biblioteca será um dos melhores lugares que teremos em nosso espaço escolar, pois os prazeres advindos dos livros duram uma eternidade! Como já mencionei no texto o Projeto Ecoteca Biblioteca Ecologica será um marco na história do Idalice Nunes.
    E que venham as outras fases do projeto com muita colaboração para as produções, pois na próxima terça trabalharemos com o conferimento e a reorganização do nosso acervo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Melhor ainda o resultado, todo o trabalho e dedicação tem um ótimo resultado! ;)

    ResponderExcluir
  6. Grande iniciativa. São atitudes como essa que transformam a realidade em que vivemos. Vocês estão de parabéns pelo esforço em prol da melhoria das condições de ensino em nossa escola. Estou realmente muito feliz por tudo que vocês estão realizando. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, meu caro colega!
      Sonho que se sonha sozinho é sonho! Sonha que se sonha num tímido coletivo é inicio de realidade e sonho que contagia um grande número de adeptos a sonhar e agir juntos é a concretização... Sonhemos juntos, então!

      Excluir
  7. Não vejo a hora de ver essa biblioteca toda arrumada e pronta para ser reaberta e fazer a alegria dos alunos leitores, e é claro, daqueles que também se tornarão!

    ResponderExcluir