Páginas

terça-feira, 26 de agosto de 2014

SlackLine: Equilíbrio e concentração

  Olá pessoas! Tudo bem com vocês? Espero que sim.

 Venho aqui junto com meu grupo para falar de um esporte muito legal e interessante que é desenvolvido aqui em Guanambi há algum tempo mas não é muito conhecido e que vem crescendo bastante o número de adeptos por todo Brasil: o SlackLine.

Henrique praticando o SlackLine
 Tive o interesse de compartilhar com vocês esse esporte depois de ter feito um trabalho na matéria de educação física solicitado pela professora Bernabete, em que produzimos um vídeo num local da cidade (no caso, o parque da cidade) sobre uma forma de lazer, sendo o slackline o escolhido por minha equipe (todo esporte que é praticado com prazer pode sim ser considerado um lazer), desta maneira fiz um convite ao um amigo meu, Henrique Trindade, que pratica esse esporte em diversos locais de nossa cidade (como praças e parques, até mesmo no IF-Baiano) para poder nos mostrar basicamente como é que acontece o slackline.

 
 O SlackLine (significa “linha folgada") é um esporte praticado sobre uma fita de nylon esticada, no qual suas extremidades são fixadas entre árvores, postes ou rochas que permite ao indivíduo atravessar caminhando ou fazendo manobras, exigindo bastante equilíbrio e concentração do praticante.   
Há algumas variações do slackline, quando praticado em grandes alturas é chamado de HighLine.
  

Quando atravessada por manobras como mortais e giros é chamado de TrickLine.



Já WaterLine é a modalidade em que esses saltos e manobras são feitos sobre as águas (piscinas, rios, praias) tornando a prática bem mais refrescante e descontraída.
Além de ser benéfico para o desenvolvimento mental, como o equilíbrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e coordenação, o slackline auxilia muito no fortalecimento da musculatura. Podendo ser feito por qualquer faixa etária, desde os cinco aos oitenta anos.

Depois de termos tidos uma base de como funciona, quero que assistam o vídeo produzido por nós (Alexa, Joyce, Érika e Naydson) em que entrevistamos Henrique e ele mostra suas habilidades sob a fita esticada.

Pois bem, espero que tenham gostado do vídeo, e para aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre como e onde é praticado aqui em nosso município é só acessar esse link SlackLineGbi,  lá você encontrará fotos, vídeos, informações, entre outras coisas. Conheça!

Obrigada pela visita no blog, beijos!!

2 comentários:

  1. Muito bem, Joyce e equipe! Além de ser um esporte inovador e, como vocês bem colocaram, fazer bem para a saúde fortalecendo a musculatura é, ainda mais, importante por se tratar da divulgação de um trabalho feito por vocês alunos do CEIN sob orientação pedagógica da professora Bernabete de Educação Física e ainda divulgar o espaço do nosso Parque da Cidade, lugar de lazer e prática dos bons hábitos de vida. Excelente texto e iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Joyce ótima postagem.
    Tenho vontade de aprender SlackLine é espetacular :)

    ResponderExcluir